quarta-feira, 4 de outubro de 2017

O lado bom da religião na vida das pessoas

Obviamente que a religião possui um impacto positivo na vida de grande parte das pessoas no mundo, independente da crença que a pessoa segue. Isso porque a religião proporciona duas coisas que foram muito importantes na evolução da humanidade: um código de conduta moral e um propósito para a vida.

Um código de conduta

A maioria das religiões e crenças possuem suas características e ritos específicos, mas vamos pegar as duas maiores que possuem algumas coisas em comum: o cristianismo e a religião muçulmana. A característica em comum mais marcante dessas duas correntes é o fato de cada uma possuir um livro contendo as palavras sagradas. O cristianismo possui a Bíblia e os muçulmanos possuem o Alcorão. 

Ambos livros possuem códigos morais e de conduta que devem ser seguidos por todos aqueles que comungam da fé em questão. Por exemplo, o Alcorão prega que aquele que rouba deve ter uma de suas mãos cortadas. Já "Os dez Mandamentos" prega "Não roubarás". Ou seja, os dois livros definem códigos de conduta importantes para que o ser humano possa conviver em sociedade. Embora nem todos os comandos sejam obedecidos, como "Amar ao próximo como a si mesmo", muitos cristãos não cometem e não cometeram assassinatos no passado por ser pecado. 

Representação dos dez mandamentos.
Desse modo, é claro que esses códigos foram importantíssimos para o desenvolvimento da sociedade atual.

Um propósito de vida

O ser humano tem uma grande necessidade de obter respostas e de ter um propósito e um objetivo de vida. Desse modo, muitas pessoas encontram suas respostas na fé e na crença. E embora algumas pessoas sejam hipócritas que se dizem seguidoras de determinada fé, mas que de fato não vivem nada do que elas teoricamente acreditam, várias pessoas conseguem ser felizes e encontrar seu propósito em determinada fé, além de se agarrar a figuras divinas em momentos de dificuldades, o que pode ajudar essas pessoas a superar seus obstáculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário