sexta-feira, 6 de outubro de 2017

O Estado Islâmico

Um pouco sobre o Estado Islâmico

Continuando a falar um pouco sobre os conflitos decorrentes da religião, aprofundaremos um pouco sobre o EI, visto que o grupo é um assunto muito pertinente e atual.

O Estado Islâmico do Iraque e do Levante é uma organização que atua no Oriente Médio e que busca unificar todos as religiões de religião muçulmana em um grande e único Estado Islâmico. Para isso, o grupo conta com um programa de propagandas muito bem confeccionado, que possui o objetivo de recrutar mais pessoas, especialmente jovens, para se juntarem ao grupo e aumentar o poder do EI.

Território que o EI reinvindica
O Estado Islâmico ganhou muita força no Oriente Médio, principalmente nos últimos 5 anos. O grupo costumava ser aliado da Al-Qaeda, mas o grupo que era liderado por Osama Bin Laden no passado rompeu laços com o EI por considerá-los muito violentos e de difícil diálogo. Isso mesmo, um grupo terrorista como a Al-Qaeda considera o Estado Islâmico muito violento, o que já dá para perceber o nível de violência do EI. O Estado Islâmico já foi responsável por centenas de ataques terroristas pelo mundo. O mais notório desses atentados sem dúvidas é o atentado de Paris em 2015. Nesse atentado, 129 pessoas morreram, sejam por fuzilamentos ou por explosões de bombas. Desde então, Paris tem sido alvo de outros ataques de menor proporção.

A violência em países estrangeiros porém, é pequena se comparada com as vítimas no Oriente Médio. De origem sunita, o EI persegue todos aqueles que não compartilham exatamente das mesmas crenças, perseguindo xiitas e pessoas de outras religiões. Além disso, costumes considerados incorretos são rigorosamente punidos. Vídeos de homossexuais são jogados de prédios ou queimados vivos são compartilhados pelo próprio Estado Islâmico. Por esses e outros motivos, grande parte do grupo já declara o grupo como terrorista, sendo que os Estados Unidos é a nação mais empenhada em destruir o Estado Islâmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário