segunda-feira, 2 de outubro de 2017

A importância da religião para a humanidade: o lado ruim

A religião e a humanidade: o lado ruim

É inegável que a religião desempenhou e desempenha um papel importantíssimo no curso da humanidade. A Igreja Católica era a instituição mais poderosa e respeitada da Idade Média, por exemplo. Inúmeras guerras já foram travadas por motivos religiosos, e no Oriente Médio, até hoje existem conflitos causados por diferenças de crenças. O Estado Islâmico utiliza da fé e das crenças para disseminar seus ideias extremistas e recrutar novos membros para alimentar seus atos de terror.

Mas o impacto da religião no mundo é positivo ou negativo? Afinal, a religião trouxe mais benefícios ou mais malefícios para a humanidade? Iniciaremos essa discussão nesse post e debateremos mais sobre o assunto nas postagens seguintes. Abaixo, alguns impactos negativos da religião no mundo.

Membro do Estado Islâmico

Guerras e conflitos.

Atualmente existem muitas guerras e conflitos causados por motivos religiosos. Ainda hoje, um homem matou mais de 50 pessoas em Las Vegas, nos Estados Unidos, sendo que o Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque. Embora essa informação não possa ser confirmada, é inegável que milhares de pessoas morrem em conflitos no Oriente Médio, envolvendo a guerra que o Estado Islâmico trava com o seu objetivo de dominação, até mesmo os atos terroristas de diversos grupos ao redor do mundo. 

Porém guerras e conflitos religiosos não são novidade do mundo contemporâneo. No passado, as famosas Cruzadas causaram inúmeros conflitos e mortes ao longo de mais de dois séculos. Durante a formação da Inglaterra, o fato de os nórdicos possuírem uma religião diferente da dos saxões levou à diversas guerras que aconteceram ao longo de vários anos. Desse modo, é fato que a religião motivou e motiva inúmeros conflitos e guerras em todo o mundo.

Perseguição e preconceito

É de conhecimento geral que, no passado, a Igreja Católica queimava os considerados hereges e aqueles acusados de cometer crimes de bruxaria. Hoje, fica a cargo de religiões mais extremistas matar homossexuais. 

Porém, a perseguição e o preconceito nem sempre chegam a consequências tão extremas. Mas ainda assim, muitas pessoas sofrem preconceito por causa da sua sexualidade ou por possuir um modo de vida considerado inadequado. Esse assunto será abordado com mais cuidado no futuro, mas fica aqui uma breve introdução.

Indicação: 

Indicamos esse vídeo em que Caio Fábio discute os conflitos causados por ideologias religiosas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário